Tratamentos complementares

imagem


Dor Articulação Temporomandibular (ATM)

A articulação da mandíbula é imprescindível para diversas ações, como mastigar, engolir, falar e bocejar. No entanto, quando há algo de errado com essa estrutura, a nossa qualidade de vida fica prejudicada. A disfunção temporomandibular é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. As disfunções da ATM apresentam diversos sintomas, como fortes dores de cabeça, zumbidos e dores no ouvido, mandíbulas presas ou saem do lugar, músculos dessa região ficam flácidos e dores ao bocejar são frequentes. Essa disfunção pode estar relacionada aos hábitos muito comuns, como morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes e ranger os dentes. Há inúmeros tratamentos que ajudam a diminuir consideravelmente os sintomas. No entanto, os casos são específicos e precisam ser avaliados com muita cautela. A ortodontia, os aparelhos para eliminar a dor e algumas técnicas de relaxamento podem ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula e corrigir o problema. Em casos mais sérios, é provável que seja recomendado um procedimento cirúrgico.


Toxina Botulínica na Odontologia (BOTOX)

A toxina botulínica possui vários nomes comerciais os mais conhecidos são: Dysport®, Xeomin® e Botox® o mais famoso deles das pessoas que querem driblar a flacidez e rugas que são sinais da idade. Contudo o seu uso não se limita somente ao uso estético, essas substâncias dentre inúmeros outros usos pode ser usada para resolver ou atenuar problemas bucais. Apesar de ter uma conservação complicada a sua manipulação e uso são muito fáceis e seguros. Cada vez mais os dentista estão buscando na toxina a solução para os problemas do seu paciente:
- Botox para o Bruxismo;
- Botox para o Sorriso Gengival;
- Diminuir a potência mastigatória em casos de implantes, enquanto se está esperando o tempo de osteointegração;
- Corrigir sorrisos assimétricos ou tortos;
- Dores orofaciais de origem muscular;
- Problemas com bruxismo e ATM;
- Assimetria de face.


Preenchimento com ácido hialurônico

A juventude é hoje a maior preocupação estética, principalmente entre as mulheres. Manter a pele jovem, sem rugas e marcas de expressão, é o desejo de muitas pessoas que carregam os sinais da idade.
Avanços nas pesquisas apresentam técnicas cada vez mais eficazes e seguras. Os procedimentos malsucedidos não podem ser considerados quando existe responsabilidade do profissional e do paciente. Milagres não existem, mas a medicina estética está buscando esta proximidade e vem avançando muito.
O preenchimento de sulcos e rugas no rosto com ácido hialurônico é um exemplo disso. O procedimento não tem contraindicações e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. Esta técnica consiste em aplicar o ácido com uma seringa, sobre a pele, nos locais afetados pelo envelhecimento. Os contornos faciais e o volume são recuperados e o resultado é imediato.
O ácido hialurônico é uma das substâncias presente na pele, ele é responsável por conferir sustentação, volume e firmeza à pele. Com o passar do tempo e o processo normal de envelhecimento, o ácido hialurônico natural presente na pele regride gradualmente e o organismo diminui a capacidade de reposição dessa substância.
Indicado para a reposição do ácido hialurônico natural, atenuando o envelhecimento e restabelecendo a harmonia da pele.
As áreas mais frequentemente tratadas são as rugas entre o nariz e a boca (popularmente conhecidas como bigode chinês), rugas ao redor da boca, olheiras profundas, a chamada “maçã do rosto”, lábios (melhorar seu contorno e volume), mãos (que vão ficando mais magras), queixo e lóbulo de orelha.


Bichectomia Bola de Bichat

É uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha.
- Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado.
- A cirurgia para retirar o excesso da Bola de Bichat é chamada de Bichectomia e pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos. Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico, mas pouco difundida aqui no Brasil;
- Anestesia local com ou sem sedação;
- Incisão de 1 a 2cm, por dentro da boca;
- Dissecção e Identificação da Bola de Bichat;
- Tração delicada da gordura para fora;
- Ressecção do excesso de gordura, com cuidado para retirar demais;
- Cauterização com bisturi elétrico para evitar sangramentos.

Perguntas Frequentes

Qual o tempo de recuperação da Bichectomia?
O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente do siso. O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias. Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol. Não é preciso afastamento do trabalho, além de 2 a 3 dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.

Quais os riscos da Bichectomia?
Por ser um procedimento de pequeno porte, os riscos são mínimos. Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção, etc.) e outras mais específicas, mas igualmente raras (lesão de nervo, assimetria, ressecção em excesso). Se eu emagrecer, essa gordura não some sem eu precisar fazer a cirurgia? A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a Bichectomia?
Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade. Alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade. Mas, de qualquer forma, há sempre a preocupação em não exagerar na ressecção. Tenho as bochechas grandes, como saber se a Bichectomia é a solução para mim? Só um médico especializado poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso também é facilmente tratado através da injeção da toxina botulínica (Botox). Um acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento disso é a lipoaspiração dessa região. Se houver uma flacidez de pele, o lifting facial deve ser considerado em conjunto com a Bichectomia e outros procedimentos, se necessários.


Tratamento do ronco

Se você ronca, fique tranquilo, você não está só. Cerca de 30% da população adulta afirma passar pela mesma situação. Outros dados afirmam que uma em cada oito pessoas roncam, sendo que o público masculino lidera estes números. No entanto, o ronco não deve ser encarado como um problema, já que é totalmente normal emitirmos sons ao dormir. Durante o sono os músculos da região da garganta relaxam muito e vibram quando o ar passa por eles produzindo o som do ronco. O ronco só deve ser motivo de preocupação quando o barulho é tão alto que perturba quem está no mesmo quarto que você, na casa, ou até mesmo na vizinhança. Aí sim é hora de buscar ajuda. O ronco patológico é sinal de que algo não vai bem com a sua saúde e merece atenção, onde cada caso deve ser analisado individualmente. O ronco pode trazer indícios de problemas respiratórios, apneia entre outras questões relacionadas à saúde. Como consequência pode haver uma sobrecarga cardiopulmonar e prejuízos ao sono, o que causaria sonolência durante o dia, falta de concentração no trabalho, cansaço e irritabilidade, afetando sua rotina e a sua qualidade de vida.


Clínica geral

Profilaxia (Limpeza)

Primeiro vamos falar de limpeza. Trata-se de escovação diária, com uso de produtos indicados (pasta de dente) e se necessário produtos complementares (flúor) e uso regular do fio dental. Mantendo esta rotina, dificilmente terá problemas com bactérias ou tártaros. Mas como cada caso é diferente, existem pessoas que por questões de genética, uso de medicamentos ou problemas no sistema digestivo precisam de tratamentos mais profundos ou quando os hábitos de higiene não são suficientes indica-se um tratamento de limpeza chamado profilaxia dental.

Restauração Dentária

Nem tudo está perdido: quebrou? teve uma cárie? Não tem problema, seu dentista resolve! A restauração dentária ou obturação é a solução mais comum e mais utilizada na reconstrução de dentes danificados por cáries ou fraturas. Com este procedimento seu dente volta a forma e função natural. O procedimento é simples, um pouco desconfortável, mas muito compensador. Os materiais usados na restauração dentária são cada vez mais evoluídos, frutos de avançadas pesquisas que vêm em busca de maior estabilidade, durabilidade e garantia de conforto aos pacientes.

Mais informações

Ligue para 51 3062 0707; 51 3332 3226; 51 98953-0282 ou envie-nos uma mensagem:

Obrigatório *