Implantodontia

imagem

Com o desenvolvimento tecnológico e científico da Odontologia, a Implantologia atualmente proporciona ao paciente função mastigatória e estética, através de próteses fixadas em implantes dentários, independentemente da quantidade de elementos dentais ausentes nas arcadas dentárias. Este tipo de reabilitação permite mastigar com total segurança e comodidade, sorrir e falar com a mesma segurança que os próprios dentes oferecem.
A prótese fixada em implante é realizado quando o paciente perdeu um ou mais dentes e estes foram substituídos por implantes dentais. Podem ser realizadas em resina ou porcelana e têm como principais objetivos a devolução da estética, função e fonação.
Com a qualidade dos materias odontológicos atuais é possível substituir um dente com toda perfeição de um dente natural, restabelecendo forma e cor de acordo com a idade e objetivos do paciente.


Prótese protocolo devolve a função oral

Originalmente as próteses foram desenvolvidas com a função de produzir conforto. Com o tempo e a ascensão de novas tecnologias, as próteses totais fixas, também conhecidas como próteses protocolo ou protocolo sobre implante, foram se tornando opção de tratamento e estética. Os pacientes inválidos orais (ausência total de dentes) obtiveram uma solução eficiente com os implantes dentários fixos, que é a função mastigatória de volta. Com o sistema comum de dentadura, o paciente tem somente cerca de 20% de sua capacidade de mastigação, já com o protocolo fixo sobre implantes esse percentual sobe para 85%.
Um Planejamento e um bom diagnóstico, focados no desejo do paciente, são fundamentais para a estabilidade da prótese além da sua eficiência e retorno desejado. O Implante de Protocolo Fixo, é prótese instalada sobre pinos de implantes de todos os dentes que proporcionam uma reabilitação bucal nas funções: estética, fonética e mastigatória. Mas a partir de que idade pode ser instalado um implante dentário? A idade mínima do paciente candidato ao tratamento com implantes é, em média, acima de 18 anos, onde já concluiu a fase de crescimento ósseo.

Como é funciona o protocolo sobre implantes?

O procedimento para fazer um Implante de Protocolo Fixo é bastante complexo, mas traz inúmeras garantias ao paciente. Depois de instalar os Implantes, (pino de titânio que substitui a raiz do dente), o cirurgião-dentista irá fixar a prótese sobre os Implantes já cicatrizados. Este período pode variar conforme a capacidade de cicatrização de cada um, dependendo de condições específicas a prótese poderá ser instalada no mesmo procedimento chamado de implante com carga imediata. O dentista confecciona os moldes, e depois de pronta a prótese, realiza uma série de testes necessários para determinar a altura, tamanho e formato dos dentes antes de fixar a prótese nos pinos do implante.

Protocolo parafusado no implante

Logo após o tratamento, há um período de adaptação em que o paciente irá enfrentar dificuldade na mastigação e ingestão de alimentos e higiene bucal, além de realizar cuidados específicos para evitar infecções. Ele também terá uma pequena interferência na fala, mas estes riscos são bem menores do que se o paciente não realizar um implante de Protocolo Fixo e o tratamento de reposição de dentes perdidos, sem contar com os problemas emocionais e baixa estima sofrida pela ausência de dentes, que sem o tratamento somente irão se agravar. A reabilitação da saúde bucal através do Implante é uma solução eficaz, segura, duradoura e que agrada aos pacientes. O dentista direciona o paciente ao acompanhamento pós cirúrgico e observa no pós implante a presença ou não de infecções, orienta o paciente quanto à higiene e exames que devem ser feitos.


Protocolo all on 4

Oclusão em Prótese tipo Protocolo. Sempre que for necessário reconstruir os movimentos dos maxilares, deve haver a preocupação de proteger os dentes posteriores de contatos fechados em relação ao eixo (axial), garantindo uma simetria da mandíbula, uma vez que a maior concentração de forças musculares se desenvolvem no segmento posterior da arcada. Um dos desafios quando se inicia um tratamento de implante é alinhar corretamente as peças. Dessa forma, o tempo de conclusão do tratamento pode se prolongar bastante. Com a prótese protocolo o processo é mais simples. Por utilizar uma única peça, em que se reproduz toda a arcada, os riscos de os novos dentes se desalinharem são mínimos. Isso reduz o tempo do procedimento, além garantir uma cicatrização mais rápida.


Sobredentaduras ou Overdentures

Também conhecida como sobredentaduras as Overdentures são próteses sobre implantadas que recuperam a porção dental perdida, o rebordo alveolar e ainda proporcionava suporte aos músculos da face. Apesar de ter sido lançada na década de noventa, este tipo de técnica ainda hoje é utilizada, mesmo com o advento de inúmeras inovações tecnológicas na ortodontia como o caso dos implantes dentários inclinados, do princípio da ancoragem em Implantodontia e da técnica all-on-four.


Implante imediato pós extração

Implante imediato é aquele que é feito logo após a extração (exodontia) do dente natural. O implante é a melhor missão reabilitadora da odontologia comprovada e consagrada com pacientes satisfeitos, seguros e autoestima elevada.
Com o implante imediato uma série de complicações futuras podem ser evitadas. Com a extração do dente natural, a arcada tende a fazer uma movimentação óssea para ocupar o espaço vazio e modificar toda a mordida, alterando a posição original da boca.
Se o paciente optar por um implante imediato, em uma só cirurgia ele retira o dente e já o repõe com a prótese. Essa ação manterá a estrutura da arcada, largura e altura do dente e o que é mais importante: o osso preservado o que aumenta o sucesso para tratamentos posteriores.

Mais informações

Ligue para 51 3062 0707; 51 3332 3226; 51 98953-0282 ou envie-nos uma mensagem:

Obrigatório *