Ortodontia

imagem

Ortodontia é a área da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias. Sendo assim, a ortodontia é responsável pelos aparelhos ortodônticos, conhecidos popularmente como aparelhos dentários.

Quais as consequências de não tratar?

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente, além de afetar a estética do sorriso, são difíceis de serem mantidos limpos (gerando doenças periodontais e aumentando a possibilidade de sua perda precoce), não distribuem a carga da mastigação corretamente e podem gerar problemas na musculatura facial e na articulação (como dores de cabeça, estalos na articulação, tensão no rosto, pescoço e nas costas).

Conheça os tipos de tratamentos ortodônticos:

Ortodontia Infantil: conhecido como “ortodontia preventiva e interceptiva”, sendo realizado nas fases iniciais do desenvolvimento dentário, a partir dos 7 anos. Recomenda-se que toda a criança faça a primeira consulta com um ortodontista aos 5 anos; Ortodontia Corretiva: aparelhos ortodônticos metálicos e estéticos, auto ligados ou convencionais; Ortodontia Lingual: o aparelho lingual tem esse nome pois é fixado na face interna dos dentes, ficando assim totalmente invisível; Alinhadores estéticos: o aparelho é transparente e praticamente invisível. Todo o tratamento é planejado através de um programa de computador, assim é possível prever toda a movimentação dos dentes, permitindo saber quanto tempo irá durar o tratamento. Trabalhamos com diferentes sistemas de alinhadores, buscando sempre a melhor solução para o paciente; Ortodontia para Cirurgia Ortognática: indicado para as pessoas com grandes discrepâncias no tamanho dos maxilares (ossos da face).


Aparelhos Estéticos Fixos

A grande maioria das pessoas necessita de aparelho dentário. Seja para uma correção funcional ou meramente estética. Porém muitos não gostam do famoso “sorriso metálico” e seu impacto social, principalmente na vida adulta optando por um aparelho mais discreto, um aparelho estético.
Aparelho estético transparente: Hoje em dia, com a evolução da odontologia estética, os materiais na odontologia moderna evoluíram muito e podemos contar com os aparelhos ortodônticos estéticos sem perder em nada para os aparelhos convencionais metálicos. Esses aparelhos, feitos de cerâmica, são brancos da cor do dente, ou até mesmo transparentes, dando um aspecto de invisível.
Aparelho estético de cerâmica | Brackets Policristalinos: São os brackets de cerâmica comum, compostos por vários cristais cerâmicos aglutinados. Têm o aspecto esbranquiçado como a cor dos dentes e uma estética extremamente agradável.
Aparelho estético de Safira | Brackets Monocristalinos: São os famosos brackets de Safira. Não deixam de ser brackets cerâmicos, porém são produzidos a partir de um único cristal cerâmico, o que o deixa com um aspecto transparente, como um caco de vidro. Por isso, são os aparelhos mais estéticos do mercado, mimetizando-se a qualquer cor dentária do paciente.


Aparelho estético

O tratamento ortodôntico é aquele em que um aparelho é colocado nos dentes e lentamente promove a movimentação dos dentes até a posição mais alinhada possível, o tipo de aparelho pode ser escolhido pelo usuário, com a orientação do dentista, sempre! Na hora de escolher o aparelho ortodôntico, uma série de opções é oferecida. Atualmente a estética ideal fica com o invisalign que, por outro lado é menos usual devido ao custo mais elevado. Em seguida vem o aparelho estético transparente de safira ou cerâmica, ou ainda o aparelho invisível, que mais se parece com o Invisalign, mas tem outra função.

Como é o aparelho transparente?

É aquele com brackets fixo, com ligamento de metal, bem parecido com o tradicional, mas ao invés de metal, os brackets são feitos de outros materiais como safira ou cerâmica. Por isso a estética dele é bem melhor.

Cerâmica ou Safira, qual a diferença?

A diferença entre o aparelho estético de safira e o de cerâmica ou porcelana está na translucidez, a cerâmica é um pouco mais opaca que a safira, mas a percepção é mínima. A safira, por sua vez é mais resistente e não amarela e nem mancha, o que resulta em uma qualidade superior à da cerâmica. O atrito com o ligamento de metal é menor na safira do que na cerâmica o que representa menor desgaste.

Aparelho Estético Invisível

Os aparelhos podem ser necessário para diversas situações. O aparelho estético invisível, feito de acrílico, é uma espécie de moldeira dos dentes, há casos que servem apenas como complemento do tratamento usado quando o aparelho fixo é retirado, outros em que é parte de um mecanismo feito para alargar a arcada superior. Neste caso esta moldeira é encaixada no céu-da-boca. São usados parafusos para causar pressão interna e fazer a área palatal ficar maior.

Invisalign

O invisaling é um aparelho estético removível, pode ser retirado ocasionalmente como para as refeições e higienização. São placas extremamente finas e transparentes é altamente eficaz e confortável (ele é personalizado para cada paciente). O dentista tira as medidas e faz o molde e a Invisalign confecciona o aparelho que é trocada em cada faze do tratamento, que dura cerca de 15 dias. Este aparelho é considerado o mais moderno e eficiente quando se fala em alinhamento dental, com ele é possível planejar o tratamento do início ao fim, isso é, sabe-se exatamente quando o tratamento vai acabar.

E o aparelho lingual, de que se trata?

O aparelho lingual também é composto por brackets, ligado por um fio metálico, mas ele é fixado na parte de traz dos dentes, portanto, imperceptível, comumente de metal. Os brackets deste tipo de aparelho são mais arredondados, especificamente elaborados para esta técnica para que não sejam incômodos.

Além da estética, que outros benefícios o tratamento ortodôntico oferece?

O desalinhamento dos dentes pode prejudicar a saúde em geral, a começar pelo aparelho digestivo. Disfunções mastigatórias podem ser causadores de enxaquecas e dores no rosto, nas articulações temporomandibulares (ATM) e pescoço, ombros e costas, além de prejudicar a respiração e a fala.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo médio varia entre 18 e 36 meses, mas isso vai depender da situação dos dentes e do tipo de aparelho escolhido. Somente o dentista pode precisar esta informação por que na odontologia a singularidade é uma característica.

O tratamento ortodôntico pode ser incômodo?

Normalmente não. O que pode provocar um pouco de dor é a movimentação dos dentes, quando os aparelhos forçam passagem de posição. A dor é moderada e dura poucos dias. A fricção da boca com os brackets podem causar um pouco de dor no início, mas isso no período de adaptação, e seu dentista vai indicar alguns produtos para tornar menos abrasivo. O que realmente o usuário não pode abrir mão é dos cuidados contra impactos, estes sim podem machucar e muito.

É verdade que os dentes retornam a posição original depois de um tempo após ser retirado o aparelho?

Absolutamente não! O tratamento ortodôntico vai alinhar os dentes e toda a arcada dentária e isso é definitivo. O que pode eventualmente acontecer são pequenas acomodações provocadas pelo crescimento ou por alterações funcionais.


Aparelho de Safira

O aparelho de Safira é um tipo específico de aparelho de porcelana. É feito de um material mais tecnicamente avançado e extremamente transparente. Também conhecido como “clear braces”, ele é mais bonito e harmonioso que os outros aparelhos, ficando quase invisível nos dentes. Ele é feito de monocristais de safira desenvolvidos em laboratório. É um dos minerais mais resistentes do mundo, e por não haver sulcos, como no aparelho de metal, o tempo gasto em limpeza é menor. Além disso, ele não mancha, como acontece com outros tipos de aparelhos.
Podemos destacar muitas vantagens no aparelho de safira:
– Além de ser o mais avançado tipo de aparelho de porcelana, ele é transparente, diferente do aparelho de cerâmica que é opaco. Este é também um aparelho para os que buscam uma solução estética muito discreta;
– É altamente resistente, poucos casos relataram desgaste ou descolamento;
– Não amarela, é completamente translúcido e muito confortável para o paciente.

Como é o tratamento

Da mesma maneira que o tratamento ortodôntico com aparelho de metal, o aparelho de safira segue os mesmos passos em relação às consultas periódicas ao dentista. Gradativamente o seu dentista vai ajustando o aparelho até alcançar o ponto ideal de alinhamento dos dentes. Uma leve desvantagem é que os brackets estéticos têm um coeficiente de atrito maior do que os metálicos, o que pode, de alguma forma, dificultar a movimentação ortodôntica.
Eu posso usar esse tipo de aparelho ortodôntico de safira?
A escolha por um aparelho de safira depende muito da coloração natural dos seus dentes. Este aparelho é recomendado para pessoas que possuem dentes bastante claros. Se você possui dentes de coloração normal ou de normal à escura, o aparelho de safira pode chamar mais atenção para o contraste de cor entre os seus dentes e o material.


Aparelho Autoligado

O aparelho ortodôntico convencional, de maneira geral, é composto pelos brackets (peça que vai colada ao dente), pelo fio ou arco ortodôntico e pelas famosas borrachinhas coloridas que ligam esse ao bracket para promover a movimentação dentária. No aparelho autoligado, os próprios brackets possuem uma estrutura (pequena tampa metálica) que prende o arco a ela, dispensando assim, as borrachinhas.

Sem Borrachinhas

E qual o benefício nisso? Sem o uso das borrachinhas, o atrito entre as partes do aparelho diminui consideravelmente, e também se mantém ativo por mais tempo (visto que os elásticos perdem força com o passar dos dias em boca); isso promove um movimento mais constante e suave. Alguns casos têm até o tempo final de tratamento diminuído com o uso dessa técnica.

Outros benefícios dos aparelhos autoligáveis consistem em:
- Um menor acúmulo de placa bacteriana nos componentes do aparelho, o que os torna mais higiênicos e fáceis de limpar;
- Pode-se espaçar mais as consultas, pelo fato de a ligação bracket com o fio manter-se ativa por mais tempo; (Digamos que o aparelho fica “apertado” por mais tempo que o aparelho convencional, com um mínimo de atrito);
- Pela diminuição do atrito, podem-se usar forças mais suaves para a movimentação dental, proporcionando maior conforto ao paciente.

Aparelho Autoligado Cerâmica

O aparelho autoligado existe também em CERÂMICA. Por não levar “borrachinhas” ele não sofre manchas e não fica com aspecto de encardido como aparelho de cerâmica convencional. Portanto, o paciente pode manter sua dieta normalmente, incluindo café, chimarrão, chás, sucos, vinhos tintos e tantos outros alimentos que contém muitos pigmentos em sua composição.


Implante Ortodôntico

Ancoragem Ortodôntica

É a técnica mais segura que otimiza os resultados finais e reduz o tempo do tratamento.

Os implantes ortodônticos são implantes dentários provisórios, pouco invasivos, que servem de ancoragem (apoio) para a instalação dos aparelhos ortodônticos. Os implantes ortodônticos têm a função de auxiliar no tratamento e são uma excelente alternativa temporária para tornar os resultados mais previsíveis, mas não são utilizados para suportar os dentes (próteses finais). Eles podem ser rosqueados, sem o menor incômodo, na maxila ou mandíbula.
Outras vantagens do tratamento ortodôntico com o auxílio de implantes ortodônticos são o menor tempo de tratamento e consequentemente a redução nos custos, o reduzido tempo cirúrgico, a eliminação da necessidade do uso de aparelhos extra-orais, tamanho reduzido dos mini implantes, o que possibilita o seu uso em quase todas as situações clínicas, capacidade de suportar grandes forças ortodônticas, e a possibilidade de movimentação sem interferir na estabilidade dos dentes pilares.

Para que objetivos planejados pelo ortodontista e o paciente sejam atingidos, faz-se necessária uma ótima administração da unidade de ancoragem.

Muitos mecanismos já foram usados para esta ancoragem, como aparelhos extrabucais e elásticos intramaxilares. Atualmente o apoio mais eficaz e confortável é o implante ortodôntico, usados na fase de retração, principalmente quando a ancoragem for comprometida por número reduzido de elementos dentários.

Novas tecnologias frequentemente são apresentadas ao mercado odontológico visando melhorar e aprimorar a atuação clínica dos profissionais.

Qual a duração dos implantes ortodônticos?

Eles duram o tempo que o tratamento durar, que pode levar em média de 06 a 09 meses. Lembrando que com o apoio destes implantes o tratamento tende a ser mais rápido. Quando o tratamento for finalizado e o implante definitivo tiver que ser instalado, o implante ortodôntico é removido com a mesma facilidade que foi colocado e sem nenhuma dor ou incômodo.

Para que servem os implantes ortodônticos?

Serve como apoio no processo de movimentação dentária para fechamento do espaço do dente posterior. Serve também para dar maior conforto ao paciente durante o tratamento.

O tratamento é doloroso?

O procedimento cirúrgico é realizado com anestesia local e é, portanto, indolor. O desconforto após a cirurgia é geralmente menor e pode ser aliviado com analgésicos se necessário.
Nos implantes ortodônticos também é necessário esperar o período da ósseo integração?
Não, os implantes ortodônticos como os da Neodent são provisórios e não se integram ao osso, diferentes dos implantes finais que irão suportar as coroas (próteses) dentárias.

Como é o processo anestésico?

A anestesia é bem superficial porque o processo cirúrgico para instalação dos implantes ortodônticos é bem simples, não envolvendo período de afastamento no pós-operatório. O tempo médio da cirurgia é de 10 minutos, bem diferente do tempo cirúrgico dos implantes fixos.

Mais informações

Ligue para 51 3062 0707; 51 3332 3226; 51 98953-0282 ou envie-nos uma mensagem:

Obrigatório *